Correios, transportadora ou entrega própria: o que é melhor para minha loja?

Veja os prós e contras de cada tipo de entrega

A logística é uma das áreas mais importantes para qualquer e-commerce. Afinal, você pode ter uma loja linda, preços ótimos, atendimento excelente, mas se o produto não chegar, for avariado ou extraviar no caminho, há um grande risco de ter um cliente insatisfeito no final.

É claro que, muitas vezes, não há possibilidade de ter certeza absoluta de que o produto vai chegar perfeito até o consumidor, principalmente quando não é sua equipe que faz a entrega. Mas, escolhendo com bastante cuidado e considerando alguns pontos antes de decidir como enviará o produto, você minimiza o risco de algo dar errado.

Vamos ver os prós e contras das três principais formas de entrega: Correios, transportadora e entrega própria.

Correios

A principal forma de entregar produtos no país, os Correios são conhecidos por todos os consumidores, o que já conta como um ponto a favor.

Boa parte das plataformas de e-commerce já conta com sistema de cálculo de frete com padrões de peso e dimensões dos Correios, o que também facilita muito a vida do consumidor.

Os Correios também têm diversas modalidades de entrega, como o PAC (que é um dos mais baratos) e o Sedex (que é mais caro, porém entrega mais rápido) e também há serviços que facilitam a vida do lojista, como a coleta domiciliar, em que é possível agendar dias específicos para que as encomendas sejam retiradas no seu endereço.

No entanto, os Correios têm algumas regras bem rígidas sobre as embalagens dos produtos e com relação ao que pode e não pode ser despachado. Por exemplo, plantas, armas e substâncias químicas não podem ser enviadas.

Há, também, restrições quanto ao peso e tamanho do objetivo despachado. A soma das dimensões dos pacotes (comprimento, largura e altura) não pode ultrapassar 200 cm e os serviços de SEDEX não carregam mais do que 30 quilos por encomenda.

Os Correios também têm áreas de restrição, onde não fazem entregas. Nesse caso, o destinatário precisa retirar o item em uma agência, o que nem sempre é conveniente para o consumidor. As greves e os períodos com prazos diferenciados, como o Natal, também podem fazer as entregas demorar bastante.

Essas limitações fazem com que, muitas vezes, não seja possível entregar produtos pelos Correios, e seja necessário contar com uma segunda opção.

No começo do ano, o e-Sedex, um dos serviços preferidos dos lojistas, foi descontinuado pelos Correios, mas quem tem uma Loja VirtUOL pode usar o Envio Fácil PagSeguro, um serviço ágil, seguro e eficiente para quem vende pela internet.

Transportadora 

As transportadoras costumam ser bem mais flexíveis com relação à carga que carregam. É claro que existem várias empresas neste segmento no país, e cada uma tem suas próprias regras, mas elas costumam entregar objetos mais robustos e que normalmente os Correios não aceitam.

Um dos benefícios de contratar uma transportadora é que a entrega é direta. Diferentemente dos Correios, que podem passar a encomenda de um centro de distribuição a outro até chegar ao endereço, a transportadora retira o pacote na sua loja e a entrega diretamente na casa do comprador.

Raramente sua loja será afetada por greves ou atrasos por conta de datas comemorativas, se você optar por usar os serviços de uma transportadora.

Esse serviço, normalmente, é mais caro, o que é um ponto negativo para a loja e, principalmente, para o consumidor. Mas, muitas vezes, as transportadoras estão abertas a negociação e a fechar pacotes que sejam mais vantajosos para sua loja. Vale conversar.

O cálculo do frete, muitas vezes, não pode ser feito automaticamente, como acontece com o sistema dos Correios, o que também pode fazer o fechamento da compra demorar mais.

Entrega própria

Outra opção é fazer você mesmo a entrega dos produtos. Nesse caso, sua loja precisa ter algum tipo de veículo e um funcionário à disposição para fazer as entregas diariamente.

Nesse cenário você está seguro contra greves e atrasos e pode controlar melhor a integridade do produto supervisionando sua alocação no carro. Contudo, é necessário calcular quantos veículos e motoristas você teria de pagar para fazer esse tipo de entrega, para dizer se seria mais caro ou barato do que a transportadora.

Tendo um carro ou uma frota pequena como única forma de frete, você, provavelmente, só conseguiria fazer entregas nos bairros mais próximos, dentro de sua própria cidade, o que pode não ser muito interessante se você tiver interesse de vender para todo o Brasil.

Na hora de definir a logística do seu negócio não existe certo e errado, e você pode até misturar diferentes formas de frete, dependendo da necessidade do cliente e do pedido em questão. O importante, aqui, é estudar o que faz mais sentido para sua loja e é conveniente para o cliente.

Fonte: https://meunegocio.uol.com.br/blog/correios-transportadora-ou-entrega-propria-o-que-e-melhor-para-minha-loja/#rmcl

Passo a passo para garantir uma entrega perfeita

Você pensou em cada detalhe de sua loja virtual, do layout caprichado à página do checkout. Está tudo bonito e funcionando perfeitamente bem. Agora só falta a melhor parte: vender.

Só um minuto! Precisamos lembrá-lo que tão importante quanto um site bem feito, é como será feito o transporte dos seus produtos até as mãos do cliente.

Você já imaginou se o seu cliente recebe um papelão rasgado, sem o mínimo capricho e, ainda, com atraso na entrega? Qual vai ser a impressão dele sobre sua loja? Nada boa, provavelmente.

Para garantir que você não irá falhar nessa importante etapa do processo de venda, siga os passos a seguir:

1º passo – Escolha os parceiros certos
Quando você contrata um fornecedor terceirizado para fazer suas entregas, como um motoboy ou uma transportadora, você perde o controle sobre da experiência do seu cliente no recebimento da compra. Mas é sua marca que pode ser comprometida se o processo falhar.

Para evitar passar uma imagem negativa, escolha bem quem são os seus representantes. Procure empresas que compartilham de seus valores e padrões de qualidade. Teste mais de uma, e nunca fique preso a somente uma opção. Tenha várias (boas) alternativas na manga.

Antes de fechar negócio, faça um teste drive do serviço como consumidor e certifique-se de que o novo parceiro tem uma boa reputação no mercado.

2º passo – Invista nas embalagens
O embrulho dos produtos não é mero coadjuvante. Como qualquer detalhe pode diferenciar sua loja virtual dos concorrentes, a embalagem é mais uma maneira de você sair na frente deles.

Por isso, aposte em embalagens charmosas e que mostrem todo o cuidado que você tem com as mercadorias que vende. Essa etapa também faz parte do processo de experiência do consumidor.

Steve Jobs, ex-CEO da Apple, era obcecado com a experiência do consumidor ao comprar um de seus produtos e, para ele, o “relacionamento” começava desde a abertura da caixa. Tudo precisa ser perfeito e superar as expectativas. Por isso as embalagens da marca são feitas com tanto esmero.

3º passo – Preocupe-se com a fragilidade
Alguns itens são mais frágeis do que outros e merecem mais cuidado durante o transporte. Por isso, você deve ter mais de uma opção para empacotar suas vendas.

Envelopes acolchoados, caixas de diferentes materiais, como madeira, MDF e plástico, além do já conhecido plástico-bolha. Todos esses itens ajudam a proteger a encomenda.

Explore todas opções e veja qual se encaixa melhor à sua necessidade. Faça um estoque desse material e use sempre que o produto exigir cuidado redobrado na hora do transporte.

4º passo – Defina custos
É preciso estabelecer o valor do frete que irá ser cobrado aos seus clientes. Se você for trabalhar com os Correios, por exemplo, já existe uma tabela de valores de acordo com região e peso. Incorpore-a em seu site (na Loja Virtual do UOL Host, a integração é automática).

Se escolheu outro meio, faça os cálculos levando em consideração a região do comprador e também tamanho da encomenda. Você pode montar uma tabela pré-definida, ou dar a opção do cliente calcular o valor na hora da compra.

O importante é que você deixe claro ao cliente os valores e condições desde o início do processo de compra.

Se o seu orçamento permitir, vale lembrar sempre que o frete grátis é ótimo para fisgar consumidores. Você pode oferecê-lo em apenas algumas regiões ou para compras acima de determinado valor.

5º passo – Acompanhe o andamento
Para deixar esse processo transparente, forneça códigos de rastreamento da encomenda. Se o pedido for enviado pelos Correios, é possível fazer o acompanhamento pelo próprio site da companhia, que fornece o código assim que o produto é postado. Basta repassá-lo ao consumidor.

Se optar por outro meio de entrega, crie um sistema de identificação dos produtos e  explique como o cliente poderá acompanhá-lo pelo seu site.

É possível, também, contratar opções de seguros pra produtos de alto valor. Você já pode embuti-los no valor, ou deixar o cliente decidir se quer ou não esse serviço adicional.

6º passo – Deixe a encomenda com cara profissional
Embora escrever os dados do destinatário com caneta seja mais prático e econômico, usar etiquetas impressas deixa seus pacotes com uma “cara” mais profissional. Considere fazer esse investimento.

O mesmo vale para embalagens. Nem pense em reutilizar caixas de papelão que você pega no supermercado.

7º passo – Fique de olho nos resultados
Entrega realizada? Ótimo! Mas não pense que o trabalho acabou.Acompanhe esse cliente. Veja se ele ficou satisfeito com a compra, peça opiniões e o inclua em sua base de e-mails para enviar novidades sobre sua loja.

Aproveite  os feedbacks para aprimorar seu sistema de entrega  constantemente.

Fonte: https://meunegocio.uol.com.br/blog/passo-a-passo-para-garantir-uma-entrega-perfeita/#rmcl

6 anos de história

A JHG Transportes foi fundada em Agosto de 2015 na cidade de Campinas-SP, são mais de 5 anos de experiência no seguimento de transporte.

Nosso propósito é oferecer serviços personalizados, oferecendo soluções rápidas e eficientes. A JHG foi criada a partir da necessidade no mercado de transportes de uma empresa que busca entender as necessidades de seus clientes, nosso preceito é entender para atender.

A vontade de crescer e alcançar novos horizontes faz da JHG Transportes uma empresa em constante desenvolvimento, ampliando seus serviços e seu atendimento, informatizando sua operação e investindo sempre na melhoria da qualidade de seus serviços